quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Luxação Acromio-Clavicular

 A articulação acrômio-clavicular consiste na ligação entre a clavícula e uma proeminência óssea da escápula (omoplata) chamado de acrômio. Ela está situada na região superior do ombro, sendo considerada o ´teto´ do ombro.



  Essa articulação é estabilizada por dois ligamentos principais chamados de acrômio-claviculares e coraco-claviculares.


 A luxação acrômio-clavicular consiste num desvio da extremidade da clavicula em relação ao acromio , sendo que a gravidade é determinado pelo grau da lesão dos ligamentos.




       O mecanismo de lesão é geralmente um trauma sobre a região supero-lateral do ombro. Isso ocorre por uma queda sobre a ponta do ombro com o braço junto ao corpo.
                  

  O diagnóstico é feito através do exame clinico do paciente associado com radiografias 



De acordo com o grau de lesão dos ligamentos , a lux. acrômio-clavicular pode ser dividida basicamente em 3 tipos :
* Grau I – Estiramento do lig.acromio-clavicular (sem ruptura ligamentar)

* Grau II - Ruptura do lig.acromio-clavicular e estiramento do lig.coraco-clavicular 

* Grau III - Ruptura dos ligamentos acrômio-clavicular e coracoclavicular 

 O tratamento no grau I e II é não cirúrgico , sendo feito imobilização com tipóia por 2-3 semanas , aplicação de gelo , medicação anti-inflamatória e fisioterapia


 O tratamento no grau III é cirúrgico. Existem diversas técnicas descritas, sendo feito basicamente a redução da articulação (colocação dos ossos no lugar) + fixação com fios metálicos associado com a reconstrução dos ligamenos lesados. Em alguns casos no grau III pode também ser optado pelo tratamento não cirúrgico, principalmente em pacientes idosos, sedentários e com lesão no membro não dominante.



  No pós-operatório o paciente permanece imobilizado com tipóia pelo período de 6 semanas , quando então são retirados os fios metálicos e inicia-se a fisioterapia para ganho de amplitude de movimento e fortalecimento.  O retorno aos esportes ocorre após 3 meses.  





Um comentário: